Geórgia (um país da região do Cáucaso) é seguro e vale a pena visitar?

A Geórgia é um país de história bem rica (e difícil), paisagens de tirar o fôlego e cidades realmente originias. Esse pequeno país, localizado bem no meio dos que foram os maiores impérios da terra (Russo, Persa e Otomano), sempre foi invadido por todos os lados. Poucas pessoas no Ocidente conhecem o país, quando você diz "Geórgia" eles pensam que você falando sobre o estado dos EUA. E das pessoas que conhecem poucas provavelmente o visitariam. O motivo talvez seja pela cobertura da mídia que mostra apenas guerras e pobreza, isso se mostrarem algo, pois esta região do planeta parece ser esquecida. Mas agora que não há mais guerras vamos deixar a política de lado e dar uma olhada nesse lugar "desconhecido", uma jóia localizada na travessia entre a Europa e a Ásia.

 Tbilisi, Geórgia. Noite, Ponte da Paz   

Tbilisi, Geórgia. Noite, Ponte da Paz

 

A Geórgia é segura?

 

Em momento algum durante minha viagem eu me senti inseguro. Lá você se sente como se estivesse em qualquer outro país Ocidental. O policiamento é grande nas ruas, e até mesmo a noite, enquanto tirava fotos com uma câmera relativamente cara em Tbilisi e Batumi não notei nem um comportamento suspeito. Acabei até encurralado no meio de uma multidão durante uma manifestação política antes das eleições e mesmo assim nada aconteceu. Claro que você deve se prevenir como faria em qualquer outro lugar novo que decida viajar. As pessoas são geralmente bem gentis, prestativas e curiosas quando vêem turistas, pois não muitos visitam a Geórgia. 

Há algumas coisas que você deve ficar atento:

O jeito que as pessoas dirigem. É muito estranho, Tbilisi parece um grande lugar em contrução e tem poucas calçadas e faixas de pedrestres. Sofri algumas vezes tentando atravessar as ruas entre os carros que nao se importam em parar. Não é uma experiência muito prazerosa. O motorista que nos levou de Tbilisi para Batumi dirigia como um louco, tentando ultrapassar todos os carros a todo custo.

Cuidado também quando for para territórios disputados ao norte do país - Abecásia e Osetia do Sul. O conflito ainda existe mas está estabilizado no momento, porém as duas áreas são fora do controle do governo Georgiano.

Nas montanhas, com regiões escassamente populadas, existem muitos cachorros e animais selvagens e se algo acontecer (como você cair de um penhasco, se machucar e etc.), não há nenhum hospital ou ajuda por perto. Nunca caminhe nas montanhas sozinho e sem o equipamento adequado.

 

 Vardzia, antiga cidade caverna, Geórgia -  veja o detalhado artigo sobre Vardzia aqui    

Vardzia, antiga cidade caverna, Geórgia - veja o detalhado artigo sobre Vardzia aqui

 

Vale a pena visitar a Geórgia?

 

Posso dizer apenas uma palavra: Definitivamente! Considerando que você não queira passar o tempo todo nas piscinas dos hotéis 5 estrelas. Para mim, este país é um pouco chocante: não esperava que fosse tão diverso e incrivelmente bonito. Claro que a pobreza é visível, especialmente nas áreas rurais. Espero que melhore num futuro próximo. O país não devia ser menos famoso que a Espanha ou França. A diversidade das paisagens é impressionante, em poucas horas dirigindo você passa por algumas zonas climáticas e pode ver os campos mudando. De penhascos e desfiladeiros secos, a montanhas e florestas mistas, do clima temperado aos altos picos cobertos de neve no norte e as praias subtropicais de Batumi com palmeiras e bananeiras. Lembre-se, estamos falando sobre uma área similar ao tamanho da Irlanda.

 

  Bakuriani , Geórgia   

Bakuriani, Geórgia

 

As cidades georgianas são excepcionais. Tbilisi (veja meu post complete com belas fotos aqui) e Batumi (post completo aqui) são umas das cidades mais iluminadas a noite que já vi na vida. Todas as palmeiras e prédios no centro da cidade brilham em diferentes cores. Tem também as lindas fontes dançantes nas praças. Com relação a arquitetura, essas duas cidades são completamente diferentes uma da outra, porém igualmente bonitas e encantadoras. A arquitetura tradicional em Tbilisi é repleta de casas com varandas distintas localizadas em encostas muito íngremes ou até mesmo em penhascos. A praça principal de Batumi, é por sua vez bem colorida e de alguma forma nos dá a impressão de estarmos em um conto de fadas. A arquitetura moderna é bem original, lindamente iluminada e em muitas formas surpreendentes. 

 Batumi, Geórgia. Linha do horizonte.

Batumi, Geórgia. Linha do horizonte.

Related posts

 

 

Copiar o conteúdo sem permissão não é permitido. Se você deseja usar qualquer informação do site (fotos ou texto) ou trabalhar conosco, por favor entre em contato aqui.

Ficaremos felizes em responder perguntas, dar conselhos e apoio ou até mesmo responder à críticas. No entanto, os comentários de spam serão removidos.